domingo, 28 de novembro de 2010

Anthony Kiedis

Anthony Kiedis (Grand Rapids, 1 de Novembro de 1962) é o vocalista da banda norte-americana Red Hot Chili Peppers desde sua formação em 1983. Filho de John Kiedis e Peggy Noble, ele possui três meios-irmãos: Julie, Jennifer e James, e também é pai de Everly Bear Kiedis, nascido em 2 de outubro de 2007. Em 2004, Kiedis lançou sua autobiografia intituladaScar Tissue, e em 2009, foi homenageado pela 5th Annual MusiCares MAP Fund Benefit Concert em Los Angeles, Califórnia.
turos membros de sua banda,Anthony nasceu em Grand Rapids, Michigan no dia 1 de Novembro de 1962, tendo como seus pais John Kiedis e Margaret "Peggy" Noble. Ele tem ascendência lituana, alemã, irlandesa, indígena e francesa. Seus pais se divorciaram em 1965, quando ele tinha apenas 3 anos. Anthony é vegetariano e possui duas meio-irmãs por parte de mãe, Julie e Jennifer, e um meio-irmão por parte de pai, James. Kiedis viveu em Grand Rapids com sua mãe até os 11 anos, quando então se mudou para Los Angeles, a fim de viver com o pai. Kiedis foi um rockeiro que levou a serio o lema "sexo drogas e rock and roll" em sua juventude gostava de ouvir Sly & the Family Stone,Iggy Pop, Led Zeppelin, What Is This? (da qual os fuHillel Slovak e Jack Irons faziam parte) e Stevie Wonder - artistas que influenciariam a música dos Red Hot Chili Peppers. Aos 15 anos, enquanto estudava naFairfax High School, ele conheceu os futuros colegas de banda Michael Balzary (Flea), Hillel Slovak e Jack Irons. Em sua autobiografia, Scar Tissue, Kiedis fala sobre sua posição como "protetor" dentro das escolas, defendendo outras crianças que eram discriminadas pelos colegas. Quando ele viu Flea dando uma "gravata" em um de seus amigos ─ que inclusive, era amigo dele também ─, Kiedis disse a ele para se afastar e não fazer aquilo novamente, ou iria se ver com ele. No entanto, após o mal-entendido, os dois sentaram-se lado a lado na aula teórica de direção e acabaram tornando-se amigos inseparáveis.
Após o colégio, Kiedis foi estudar na UCLA. Um ano depois, ele abandonou os estudos após perder o interesse, parte pelo uso abusivo de drogas fortes como cocaína e heroína. Este ciclo de vício e sobriedade nos anos 1980 foi a base para muitas de suas letras. Depois de sair da UCLA, Kiedis teve a oportunidade de abrir o show da banda de um amigo seu, então juntou-se a Flea, Hillel Slovak e Jack Irons. Inicialmente, o grupo chamava-se Tony Flow and the Miraculous Majestic Masters of Mayhem, mas quando a banda foi convidada a apresentar-se novamente no mesmo clube, o grupo mudou o nome para Red Hot Chili Peppers. Pouco tempo depois, Slovak e Irons deixaram os Chili Peppers para se dedicarem à outra banda, What Is This?, pois eles consideravam a Red Hot Chili Peppers como uma banda paralela que não era viável à indústria musical. A formação original do grupo no primeiro CD, então, acabou tendo Anthony Kiedis, Flea, Jack Sherman e Cliff Martinez. Após o álbum de estréia, The Red Hot Chili Peppers, Jack Sherman saiu, Hillel Slovak voltou e o álbumFreaky Styley foi gravado. Para o terceiro CD, Cliff Martinez se demitiu e Jack Irons pôde voltar, fazendo com que os Peppers voltassem à sua formação original e gravassem o terceiro álbum da banda, The Uplift Mofo Party Plan. Infelizmente, em 1988, Hillel Slovak sofreu uma overdose de heroína e faleceu aos 25 anos. Logo depois, Jack Irons também deixou o grupo devido à morte de Hillel e os problemas que Kiedis vinha enfrentando com o mesmo problema que matou seu amigo. Jack alegou que não queria estar em uma banda onde seus amigos estavam morrendo. Desde então, os Chili Peppers passaram por pelo menos doze formações diferentes, realizou a gravação de nove álbuns de estúdio e está na estrada há mais de 25 anos.
Kiedis batalhou sem descanso contra seu vício em drogas, que incluíam heroína e cocaína. Tudo começou quando ele era bem jovem. Seu pai era um traficante e também viciado, então, Kiedis passava boa parte de seu tempo vendo seu pai preparar drogas para vendê-las, bem como os amigos dele que freqüentavam sua casa e praticavam as mesmas atividades. Algumas de suas primeiras experiências com drogas aconteceram dentro de sua própria casa, através das drogas do pai. O primeiro cigarro de maconha que ele fumou foi dado pelo pai. Ele abusou das drogas durante muitos anos, até mesmo enquanto estava trabalhando em sua banda que, em suas várias formações, teve muitos usuários de drogas assim como ele. Anthony tentou livrar-se do vício após a morte prematura de seu melhor amigo, Hillel Slovak, devido a uma overdose de heroína. Ele chegou a dizer que nunca mais as usaria, e conseguiu ficar totalmente sóbrio por cinco anos, mas, teve uma recaída em 1994 quando precisou ir ao dentista extrair um dente do ciso. O dentista precisou aplicar novocaína, um não-narcótico, para a extração do dente. No entanto, o dente precisou ser serrado, e Kiedis se submeteu a uma dose de Valium. Foi o ápice para fazê-lo voltar às drogas. Depois disso, ele ficou entrando e saindo de várias reabilitações por alguns anos, mas conseguiu livrar-se de uma vez novamente em 24 de Dezembro de 2000. "É fácil ser um marginal", disse Kiedis na edição de Março/2007 da revista Blender, "Difícil é ser um dos melhores guitarristas do mundo, ou um dos melhores compositores".
Antonie Kiedis é o autor da maioria das músicas dos Chili Peppers. Em 1989, com o álbum Mother's Milk, John Frusciante e Flea passaram a fazer parte da composição das letras, mas Anthony teve grande participação em todas elas. Algumas de suas idéias para as melodias, inclusive, foram tiradas enquanto ele ouvia seus amigos tocando improvisos. Kiedis disse, em 2006: "Às vezes encontrou músicas… Na grandeza do que eles estão fazendo". Seu estilo lírico se variou com o passar dos anos. Durante os primeiros anos da banda, Anthony escrevia bastante sobre sexo, drogas e a vida em Los Angeles. Conforme seus gostos musicais se expandiram e sua visão geral de tudo amadureceu, ele começou a escrever sobre espiritualidade, problemas da vida e perdas de amigos, incorporando um grande senso de realismo social e pensamentos em suas canções.
Seu estilo vocal inicial consistia em cantar raps por que era o unico jeito que ele conseguia fazer com facilidade e manter sempre o mesmo ritmo. No álbum Mother's Milk (1989), Kiedis escreveu canções mais melódicas e um pouco fora do padrão funk. A primeira música na qual Anthony incorporou seu novo estilo foi "Knock Me Down". A melodia foi, na verdade, moldada e reformulada por John Frusciante. Após entrar na banda, John passou a fazer parte de muitos back vocals com Anthony Kiedis. Blood Sugar Sex Magik, de 1991, ainda apresenta algumas canções onde Anthony canta rap com acordes de rock, mas ele apostou também em canções mais melódicas tais como Under the Bridge,Breaking the Girl e I Could Have Lied. Com o passar dos anos, Kiedis foi abandonando seu jeito de cantar como rapper e passou a cantar o seu estilo de música rock, . Anthony teve muitos instrutores vocais, mas nenhum deles o ajudou a cantar "bem". Na verdade, ele não conseguia tomar controle total de sua voz até o álbum Californication, de 1999.
Anthony sempre foi a figura principal dos Chili Peppers, até que John Frusciante entrou para a banda e tornou-se conhecido por seu incrível talento como guitarrista. Embora os Peppers tenham enfrentado muitos problemas, Kiedis sempre lutou para manter a banda unida e não precisar trocar de membros muitas vezes. Ironicamente, ele mesmo chegou a ser expulso do grupo em 1986, mas foi aceito de volta no ano seguinte para a gravação do terceiro álbum, Uplift Mofo Party Plan.
Usando o nome artístico Cole Dammett (adaptado do nome artístico de seu pai, Blackie Dammett), Kiedis fez algumas pequenas participações na televisão e no cinema quando era adolescente, nos anos 1970. Sua filmografia inclui o filme F.I.S.T., com Sylvester Stallone. Resumindo seu trabalho como ator nos anos 1990, Anthony apareceu no filme Caçadores de Emoção, de 1991, tendo como protagonistas Keanu Reeves e Patrick Swayze, e interpretando um surfista chamado Tony. Em 1994, ele e Flea fizeram uma breve participação no filme protagonizado por Charlie Sheen, Rotação Máxima.
Em 2004, Kiedis lançou sua autobiografia intitulada Scar Tissue, que ficou em 17ª posição na New York Times Bestseller List. Anthony também fez parte da organização do New American Music Union, um festival musical de verão que dura dois dias e foi marcado para Agosto de 2008 em Pittsburgh, Pensilvânia.
Séries televisivas
O canal pago HBO levará ao ar em breve uma série baseada na vida de Anthony Kiedis em Los Angeles, na época em que vivia com seu pai. Aparentemente, a idéia principal da série é "a vida de um jovem adolescente cujo pai é traficante de drogas, e a relação entre os dois". Provavelmente, a série levará o mesmo nome que a autobiografia lançada por Anthony: Scar Tissue.
Heather Christie, atualmente ex-namorada de Anthony, deu à luz ao primeiro filho dele, Everly Bear, no dia 2 de outubro de 2007. Kiedis e Christie terminaram o relacionamento em junho de 2008. Além de Heather, também passaram pelo currículo amoroso de Anthony Kiedis:Ione Skye, Sofia Coppola, Jessica Stam, Sinéad O'Connor, Heidi Klum, Nina Hagen, Yohanna Logan (cujo nome foi mudado para "Claire Essex" em edições posteriores de Scar Tissue), Jaime Rishar, Jennifer Bruce, Carmen Hawk e Haya Handel. Anthony possivelmente também teve relacionamentos casuais com Madonna e Mel C, das Spice Girls .
Em maio de 2009, Anthony Kiedis foi homenageado por sua sobriedade das drogas pela 5th Annual MusiCares MAP Fund Benefit Concert no dia 08 de maio de 2009 em Los Angeles, Califórnia. O evento homenageou Kiedis e levantou fundos para a recuperação de dependentes. Segundo Neil Portnow, Presidente da 'The Recording Academy® and MusiCares', "Anthony é um forte apoiante da luta contra as drogas e esta é uma oportunidade perfeita para reconhecer e homenagear o seu empenho."
Durante a celebração, o baterista Chad Smith, o baixista Flea e o vocalista Anthony Kiedis tocaram juntamente com Ron Wood e Ivan Neville dos Neville Brothers, também com Iggy Pop. Chad Smith disse que tocaram músicas covers dos Kinks, Yardbirds.

Flea

Michael Peter Balzary (Melbourne, 16 de Outubro de 1962), mais conhecido pelo seu nome artístico Flea[1] é um baixista americano nascido na Austrália. Flea, que também toca otrompete e ocasionalmente trabalha como ator, é mais conhecido como baixista e fundador da banda de rock alternativo Red Hot Chili Peppers, e seu trabalho com a banda incorporou diversos estilos musicais, e abrangem, tecnicamente, desde o slap mais agressivo a métodos mais melódicos. Além dos Chili Peppers, Flea colaborou com diversos outros artistas, incluindo o Jane's Addiction, The Mars Volta e Alanis Morissette. Suas influências vêm dofunk e do punk, e seu estilo no baixo, primordialmente centrado na simplicidade e no minimalismo, não dispensa a complexidade como um recurso a ser utilizado quando necessário.
Originalmente um prodígio do trompete, Flea aprendeu a tocar baixo na escola secundária, com seu amigo íntimo (e futuro guitarrista do Red Hot Chili Peppers) Hillel Slovak, que precisava de um baixista para sua banda Anthym. Flea passou a integrar o grupo, porém abandonou-o alguns meses depois para tocar na banda de punk Fear. Logo juntou-se novamente a Slovak para formar uma banda destinada a apenas uma apresentação, com seus colegas de escola Anthony Kiedis e Jack Irons; a colaboração inesperada acabaria dando origem aos Red Hot Chili Peppers. Como ator, Flea fez diversas incursões no cinema, aparecendo em filmes como Back to the Future II (br: De Volta para o Futuro II / pt: Regresso ao Futuro II, 1989), My Own Private Idaho (br: Garotos de Programa / pt: A Caminho de Idaho, 1991), and The Big Lebowski (O Grande Lebowski, 1998).
Foi para os Estados Unidos com a mãe aos 4 anos, após o divórcio dos pais, e se fixou emLos Angeles em 1972. Tocava trompete, e seus professores o consideravam um dos melhores trumpetistas que já tinham visto.
Conheceu Anthony Kiedis ainda na escola, e formaram com Hillel Slovak e Jack Irons a primeira formação do Red Hot Chili Peppers. Actualmente, é considerado por várias revistas musicais e pelos melhores juristas, o melhor e mais técnico baixista do mundo.
Tocou com várias bandas de Los Angeles, incluido o Fear, antes de formar o Red Hot Chili Peppers com Kiedis, em 1983.
Já fez alguns trabalhos fora do Red Hot, como uma substituição do baixista da banda Jane's Addiction em 1996, além de atuar em alguns filmes, como O Grande Lebowsky, De Volta para o Futuro II e III, fazendo o personagem Needdles, e fazendo dublagem de desenhos animados. Atuou também na refilmagem do clássico Psicose, como Bob Summerfield.
Além de ter trabalhado como ator em alguns filmes, participou da trilha sonora do filme Diário de um Adolescente, que é baseado no livro homônimo do poeta nova-iorquino Jim Carrol, com a música I've Been Down, de sua autoria.
Flea se casou com Loesha Zeivar em 1985, e sua filha Clara nasceu em 1988. Flea e Loesha se separaram em 1990 sem maiores complicações, e têm a guarda conjunta de Clara.
Em 26 de outubro de 2005, nasceu a segunda filha de Flea, Sunny Bebop Balzary com a atual esposa, a modelo Frankie Rayder.
Em 2008, Flea disse que se matriculou na University of Southern California para estudar música. "Estou grato que minha educação musical tenha evoluído, mas é divertido aprender coisas que eu nunca havia estudado antes." Ele irá fazer uma graduação em música para entender "a matemática" do tema.
Citado pela imprensa internacional, Flea explicou que está desejoso de aprender "a matemática e a estrutura" da música. "Estou satisfeito com a forma como a minha educação musical se desenvolveu, mas é muito divertido aprender estas coisas, porque não sabia nada", confessa Flea ao Los Angeles Times. "Tocava trompete na escola mas não sabia porque é que uma nota deve seguir-se à outra, porque é que criam aquele som, ou como criar tensão numa composição", admite. "Nos Chili Peppers fazemos isso mas com base na emoção e intuição, não na matemática e na estrutura". OS RHCP constroem a sua música não por qualquer tipo de base musical, mas pelo que os ouvidos querem ouvir. "O essencial é sentir e transformá-lo em música", Flea para MTV News.
Em Janeiro de 2009, Flea lança novos modelos de baixo chamados FLEABASS. São instrumentos desenhados para estilo e desempenho pelo lendário baixista, Flea, do Red Hot Chili Peppers. A cabine é FLEABASS # 3192. Descrevendo a sua inspiração para Fleabass, Flea disse: "FLEABASS é nascido do meu amor pela música à educação como um estudante e um professor de música, e um amante da tradição do mesmo. Eu queria que os alunos tivessem um instrumento que possam apaixonar-se, e eu queria que elas fossem capazes de fazê-lo com os meios limitados que a maioria deles tem para adquirir um."
As quatro novas cores foram definidas por Flea como: "Sunny Bass", "Water Bass", "Punk Bass" e "Wild One".
Flea apresentou seu novo Fleabass no NAMM 2009, considerada uma das maiores feiras de equipamentos e instrumentos musicais do planeta.
Para divulgar sua nova própria linha de contra-baixo voltado para estudantes e professores de música, Flea contou com a colaboração deChad Smith numa Jam Session lá mesmo no NAMM.
O Silverlake Conservatório de Música é uma organização educacional sem fins lucrativos formado na Califórnia. Fundada por Keith Barry e Flea do Red Hot Chili Peppers em 2001, o foco principal desta organização é promover a educação musical.
Anualmente aconteçe o Festival do Conservatório chamado "Hullabaloo" no qual os Peppers já fizeram apresentação em 2007, e em 2008 Flea fez participação especial junto com a banda Metallica.

Chad Smith

Chad Gaylord Smith (St. Paul, 25 de Outubro de 1961) é um baterista americano, membro da banda californiana de rock Red Hot Chili Peppers desde 1989 até atualmente.
Segundo uma entrevista com Dave Navarro e Chad (de 1997), todos na sua família são "gênios musicais". Ora, Chad começou a tocar bateria bem cedo. Ele tinha mais ou menos 8 anos quando teve sua primeira lição.Uma das suas primeiras experiências musicais foi um LP com uma música instrumental chamada "I'm a grubworm". Chad e seu irmão costumavam ouvi-lo com o som na velocidade máxima, e lá pelo meio da música uma voz engraçada dizia: "I'm a grubworm". Eles escutavam essa parte várias vezes e riam, histericamente, por horas.
Desde o início dos anos oitenta, quando se graduou na escola, Chad passou a integrar diversas bandas do estado, como Tilt, Tyrant, Terence e E-Trian além de Toby Reed, com a qual gravou discos e saiu em turnê como ato de suporte para a banda Kansas, e tendo, durante todo esse tempo variados tipos de emprego paralelos de meio expediente para prover a garantia de seu sustento.
Beirando os trinta anos, Chad se muda para Los Angeles, onde seu irmão Brad morava, e lá tenta se firmar na vida até que, num anuncio de jornal, descobriu uma audição para o novo posto de baterista dos Red Hot Chili Peppers, onde por fim, Chad entrou na banda (em1989). Muitos foram testados, mas só Chad conseguiu se encaixar perfeitamente : último baterista do teste, encantou o bando, que o achou maluco e até disse que "este gaijo devia comer bateria de manhã". Segundo Flea foi o melhor e mais barulhento baterista que ele havia visto.Teve como principais influências musicais John Bonham, Keith Moon e Mitch Mitchell.
Além do trabalho com os Red Hot Chili Peppers, Chad se destacou em álbuns do cantor e baixista Glenn Hughes, um projeto muito empolgante na carreira do baterista. Chad Smith tocou nos quatro álbuns anteriores do músico e recentemente foi lançado o novo cd "First Underground Nuclear Kitchen" em 2008, no qual participou do novo clipe do Gleen, "Love Communion". Chad também deve acompanhar Glenn em alguns shows.
Mais um projeto é o "Chad Smith's Bombastic Meatbats", no qual o álbum do cd do projeto se chamará "Meet the Meatbats". Chad fez alguns shows durante o ano de 2008 com os "The Bombastic Meatbats".
Chad Smith também tem projetos com Sammy Hagar, Joe Satriani e Michael Anthony com a superbanda Chickenfoot. Em entrevista à The Pulse of Radio, o baterista falou sobre o projeto e afirmou que as músicas são bastante influênciadas pela banda Led Zeppelin. O álbum foi lançado em Junho de 2009 e o primeiro clipe de trabalho é a música "Oh Yeah".
Tambem em 2009, Chad participa do novo album da lendaria banda japonesa de Hard Rock B'z, intitulado de Magic.
Chad Smith entrou para o Guinnes Book após tocar na maior bateria a Drum Clinic do mundo, constituída por 308 peças.

John Frusciante

John Frusciante (Nova Iorque, 5 de março de 1970) é um guitarrista, cantor, compositor e produtor musical norte-americano. Trabalhava com a banda Red Hot Chili Peppers com quem gravou 5 álbuns.
O seu trabalho é reconhecido pela revista americana Rolling Stone, que lhe concedeu o 18º lugar da lista dos "100 Melhores Guitarristas de Sempre"[1] e também foi reconhecido como o melhor guitarrista dos últimos 30 anos (1980-2010) em uma votação popular no site da rádio britânica BBC. John Frusciante também mantêm uma carreira solo, tendo lançado dez álbuns sob o seu próprio nome, além disso realizou duas colaborações com Josh Klinghoffer e Joe Lally, sob o nome de Ataxia. Os seus álbuns solo incorporam uma variedade de elementos desde o rock experimental, música ambiente até ao New Wave e electrónica. Retirando influência de guitarristas de vários géneros, Frusciante enfatiza a melodia e a emoção quando toca guitarra favorecendo guitarras antigas e técnicas análogas de gravação.
Frusciante juntou-se aos Red Hot Chili Peppers com 18 anos, entrando pela primeira vez no álbum de 1989 Mother's Milk. O seguinte álbum, Blood Sugar Sex Magik foi um completo sucesso. John, então, deixou a banda por um longo período, retornando em 1998, para a gravação do álbum Californication. Em 15 de dezembro de 2009, o músico anunciou, mais uma vez, sua saída do grupo.
John Frusciante nasceu a 5 de Março de 1970 em Queens, Nova Iorque, mas mudou-se paraLos Angeles com 12 anos. O pai de John, também chamado John, era pianista que deixou a música para se tornar advogado e posteriormente juiz. Sua mãe, Gail, era cantora (cuja participação podemos ouvir no coro de "Under the Bridge") tendo deixado a sua carreira para se tornar dona de casa. A família voltou-se a mudar mais tarde, primeiro para Tucson, Arizona e posteriormente para a Florida. John só voltaria para a California, após o divórcio dos seus pais, tendo ido viver com a mãe para Santa Monica.
Aos sete anos, John, começou a aprender guitarra e aos catorze anos já fazia algumas gravações. Tinha influências musicais de Jimmy Page, Jeff Beck, Jimi Hendrix e Frank Zappa, entre outros. Com dezesseis anos, John muda-se para Los Angeles onde pretende seguir carreira de músico. Era hábito praticar quinze horas diárias.
John Frusciante viu os Red Hot Chili Peppers pela primeira vez ainda adolescente, tornando-se imediatamente um fã fervoroso. Começou a ver em Hillel Slovak, o guitarrista original da banda um ídolo, tendo aprendido como tocar guitarra e baixo em todos os temas dos três primeiros álbuns. Slovak, morreu de overdose em 1988 e o baterista Jack Irons deixou a banda devido a problemas relacionados em lidar com a morte de Hillel. O baixista Flea e vocalista Anthony Kiedis decidiram manter-se juntos e continuar com o projecto.
John tinha-se tornado amigo de D. H. Peligro (baterista dos Dead Kennedys) em 1988, e eram comum praticarem em conjunto. Um dia, Peligro convida Flea para ir tocar com eles e a química entre os dois futuros companheiros surgiu de forma imediata. Flea ficou impressionado com o talento de John e uma vez que a banda estava a procura de um novo guitarrista, chamou Anthony para ver John tocar. A decisão foi unânime: John era o novo guitarrista dos Peppers. John estava quase a assinar contrato com os Thelonious Monster, com quem tinha estado a tocar nas última duas semanas, mas acabou por ser contratado logo por Flea e Anthony . Chad Smith, baterista, juntar-se-ia à banda pouco antes de começarem a trabalhar no álbum seguinte.
Ainda antes de se juntar à banda, John inscreveu-se para fazer uma audição para integrar a banda de Frank Zappa e não se sabe ao certo por que razão ele não chegou a fazê-la, mas é provável que tenha sido porque Zappa fizera uma proibição aos músicos que o acompanhavam de consumir drogas ilegais. John assume mais tarde, em entrevista, que tinha decidido ser uma estrela de rock, que queria experimentar drogas e conhecer raparigas. "Eu vi que queria ser uma estrela do rock, usar drogas e conseguir garotas, e eu não estaria apto a fazer isto se estivesse na banda do Zappa."
Em 1989, grava junto com os Red Hot Chili Peppers o álbum Mother's Milk produzido por Michael Beinhorn. O álbum manteve o estilo funk dos anteriores e o estilo de tocar de John era altamente influenciado por Hillel. Mothers Milk, trouxe à banda, porém, o primeiro êxito mainstream com o cover de "Higher Ground", do músico Stevie Wonder.
No ano de 1991 grava o álbum Blood Sugar Sex Magik, produzido por Rick Rubin. As gravações deram-se numa suposta mansão assombrada em Beverly Hills, cheia de história uma vez que já tinha sido habitada por Houdini; uma vez que tinha sido o local onde osBeatles experimentaram LSD pela primeira vez e onde Jimi Hendrix também tinha dado loucas festas. Durante as gravações foi gravado um documentário, intitulado "Funky Monks", que partilha toda a experiência de criação de Blood Sugar Sex Magik. O álbum foi um enorme sucesso, sendo considerado pela crítica uma obra-prima (é o 72º colocado na lista dos 100 maiores álbuns de todos os tempos pela Q Magazine, e o 310º lugar na Lista dos 500 Melhores álbuns da história). Faziam parte deste álbum sucessos como "Give It Away" e a balada "Under The Bridge", entre outras.
Ao finalizar as gravações do Blood Sugar Sex Magik, John começa a usar drogas inconseqüentemente, e apresenta sinais de que começava a sofrer de depressão. Apresentou sérias dificuldades em lidar com a fama que o sucesso esmagador que álbum trouxe a banda, começando a sabotar as perfomances dos Chilis, tocando as músicas de forma diferente e imprevisivel para os outros membros ( ficou celébre uma interpretação de "Under the Bridge" no programa Saturday Night Live, onde tocou e cantou de forma descontrolada perante a supresa do resto da banda). Levou também a sua namorada, Toni, em digressão, quebrando assim uma antiga regra imposta pelos quatros: nada de mulheres ou namoradas nas disgressões. Isso causaria muitos problemas de relacionamento com o resto da banda, e em especial com Anthony Kiedis, com quem passa a ter um relacionamento muito instável. Em Maio de 1992 decide subitamente deixar os Red Hot Chili Peppers, antes de um concerto no Japão. Quando lhe perguntaram que desculpa dariam ao público e aos jornalistas John diz : "Digam-lhes que enlouqueci".Arik Marshall substituiu John por alguns meses e Dave Navarro entrou na banda.
Desde 92, antes mesmo de sua saída da banda, John inicia uma carreira a solo, compondo e gravando músicas arbitrariamente, como umFree-lancer. No ano de 1994 é lançado o álbum Niandra Lades and Usually Just a T-Shirt, com canções gravadas, compostas e executadas em todos os outros dois anos anteriores, um álbum de padrões "lo-fi" (baixa qualidade na gravação), onde se percebe que as músicas foram gravadas sem preocupações de estética musical, nem clareza de timbres e menos proporções de segmentos melódicos tradicionais. Em1997, John, já afundado pela depressão, pelas drogas, que trouxe-lhe trouxe inúmeras sequelas físicas, pela quantidade de tempoimprodutivo financeiramente (o qual passou estudando pintura e autores consagrados, como Da Vinci), e pela quantidade de tempo que passou sem praticar seu instrumento, lança outro álbum, Smile from the Streets you Hold, que foi concebido, inicialmente com a única intenção de ganhar dinheiro para poder usar drogas, como foi afirmado por ele mesmo. Álbum este que é controverso por todo os seus seguidores, e nos dias de hoje um de seus favoritos. Na época em que esteve fora da banda, John diz ter passado por inúmeras experiências sobrenaturais.
Após ter saído de clínicas de reabilitação, por várias vezes, com várias recaídas, John decide se internar em um hospital o qual passa internado por mais de um mês, uma vez que estava fraco, debilitado, com com várias deformações coporais, e com a perda dos dentes,extraídos para evitar uma infecção letal em John. Em 1998, John inicia por um processo de reformulação física e mental, onde passa por diversas cirurgias plásticas de reconstrução de seu rosto, livra-se da dependência das drogas (que por mais um ano no máximo teriam o matado, segundo ele) e Anthony, que após saber por Flea do estado do amigo, resolve lhe comprar uma guitarra. (Frusciante havia vendido todas as que possuia para poder ter dinheiro para comprar drogas) e intervir , insistindo para que ele voltasse a tocar com a banda, uma vez que o RHCP nunca mais conseguiu atingir o mesmo status que tinha até antes dele sair. John aceita a proposta, e aos poucos vai reaprendendo como tocar guitarra, sua inclusão nos ensaios da banda vai acontecendo de maneira bem progressiva e ao mesmo tempo bem prodiginosa.Quem acompanhou a sua volta considerou milagrosa segundo Flea
Em 1999, lança-se o álbum "Californication" que marca a volta de Frusciante para o Red Hot Chili Peppers. O álbum abre mão da virtuosidade técnica característica da banda, para apoiar-se no "feeling" incrivelmente inesgotável e renovador de cada um de seus integrantes. O álbum foi um sucesso esmagador de vendas, fama e execução, atingindo as massas em escala mundial. Durante os anos seguintes John faz turnês com a banda e então concentra-se em álbuns solos (ver discografia solo, abaixo). Em 2002 é lançado o álbum By The Way, bem aclamado pela critica, e nem tão bem visto pelos apreciadores em geral, por ter uma estética sonora totalmente glamurosa e altamente produzida, se distanciando ao ponto máximo do som "freaky" característico da banda no início de carreira.
Em 2004 mantem em hiato uma banda paralela de nome Ataxia juntamente com Joe Lally (membro da banda Fugazi) e Josh Klinghoffer(membro da Bicycle Thief). Após o primeiro disco chamado "automatic writing", no mês de maio de 2007 lançam o esperado "automatic writing II"
Em 2006 o álbum "Stadium Arcadium" é lançado, sendo o último lançado pelos Red Hot Chili Peppers. Seus principais hits são "Dani California" e "Snow ((Hey Oh))", entre outros.
Em 2009, aproveitando o período de férias do Red Hot Chili Peppers, o guitarrista John Frusciante preparou o lançamento de um novo álbum solo. o trabalho foi batizado como "The Empyrean" e o lançamento ocorreu em 20 de janeiro de 2009, pelo selo norte-americano Record Collection. O cd foi gravado entre dezembro de 2006 e março de 2008. O disco trará dois convidados especiais bem conhecidos do público. Um deles é o ex-guitarrista da banda inglesa Smiths, Johnny Marr. O outro convidado é o baixista Flea, parceiro de Frusciante no RHCP. "The Empyrean" é o décimo álbum solo do guitarrista e o sétimo desde que ele voltou ao Red Hot Chili Peppers em 1998.Um dos maiores sucessos do The Empyrean, é a música Unreachable. Ela foi colocada pelo próprio John em seu Myspace antes mesmo do lançamento do CD. Flea e outros guitarristas participaram também do The Empyrean.Particularmente,John diz que o The Empyrean foi realmente um trabalho exelente.Ele gosta de todas as músicas,sem exceção, e diz que gosta de ouvir o CD várias vezes por dia, por trazer-lhe uma energia psicodélica muito grande.
No segundo semestre de 2009, Chad Smith afirma que John Frusciante está gravando todos os dias em seu estúdio.
No dia 14 de dezembro de 2009, ele anunciou a sua saída do grupo Red Hot Chilli Peppers. Segundo John, “mentalmente já havia deixado o grupo há muito tempo”. No mesmo ano, o músico recusou ser apresentado como o guitarrista dos Red Hot Chilli Peppers durante uma entrevista, além de ter mencionado numa outra ocasião que a banda não tinha quaisquer planos para o futuro.
No dia 15 de novembro, mais precisamente num domingo, Jonh Frusciante anuncia que sairá do Red Hot Chili Peppers por motivos ainda desconhecidos. No dia 17 de Dezembro, John diz que, mentalmente, já tinha saído há muito tempo. "Ele quer é trabalhar nas suas coisas, nos seus álbuns. Toda aquela maquinaria de uma grande banda de rock já não lhe diz nada", diz a fonte anônima. No início do ano, John Frusciante deu uma entrevista em que se recusou a ser apresentado como guitarrista dos Red Hot Chili Peppers e deu um "branco" de meio minuto quando questionado sobre os planos da banda, antes de responder apenas: "Não há planos". Esta não é a primeira vez que John Frusciante se afasta da banda: em 1992, na ressaca do sucesso do álbum Blood Sugar Sex Magik, o guitarrista abandonou o grupo de Anthony Kiedis, regressando novamente em 1999 para o álbum Californication, substituindo o dispensado Dave Navarro. Fora dos Red Hot Chili Peppers, John Frusciante tem uma carreira experimental a solo cujo o décimo álbum, The Empyrean, foi editado em janeiro de 2009. De acordo com a fonte, Josh Klinghoffer pode ser o substituto de Frusciante. Klinghoffer já excursionou com os Peppers em 2007, e também tocou com nomes como PJ Harvey, Beck e Gnarls Barkley, além de ter participado do projeto solo de Frusciante. Aparentemente foi John quem decidiu deixar a banda.

Red Hot Chili Peppers - Tell Me Baby

Tell Me Baby

They come from every state to find
Some dreams were meant to be declined
Tell the man what did you have in mind
What have you come to do

No turning water into wine
No learning while you're in the line
I'll take you to the broken sign
You see the lights are blue

Come and get it
Lost it at the city limit
Say goodbye
'Cause they will find a way to trim it
Everybody
Lookin' for a silly gimmick
Gotta get away
Can't take it for another minute

This town is made of many things
Just look at what the current brings
So high it's only promising
This place was made on you

Tell me baby what's your story
Where you come from
And where you wanna go this time on
Tell me lover are you lonely
The thing we need is
Never all that hard to find out
Tell me baby what's your story
Where do you come from
And where you wanna go this time on
You're so lovely are you lonely
Of giving up on the innocence you left behind

Some claim to have the fortitude
Too shrewd to blow the interlude
Sustaining pain to set a mood
Step out to be renewed

I'll move you like a baritone
Jungle Brothers on the microphone
Getting over with an the undertone
It's time to torn to stone

Chitty chitty baby
When your nose is in the nitty gritty
Life coulb be a little sweet
But life could be a little shitty
What a pity
Boston and a Kansas City
Looking for a hundred
But you only ever found a fitty

Three fingers in the honeycomb
You ring just like a xylophone
Devoted to the chromosome
The day that you left home